quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Tecnologias vinte e quatro horas no ar...

 Nos dias úteis minha vida como Assessora de Comunicação é assim... Acordo às 6h e ligo a TV para assistir aos noticiários enquanto me arrumo para sair para o trabalho. Sete da manhã já estou no batente, ligo o computador e acesso os emails, facebook e site da empresa para saber o que temos de novo e responder e atualizar o necessário. Em seguida realizo o clipping (notícias da empresa veiculadas na mídia) em envio via email para o gerente geral. Geralmente temos eventos ou competições com participação de atletas de um dos cinco esportes oferecidos pela Usipa. Para tal, precisamos captar as informações e depoimentos para desenvolver o release que é enviado para os veículos de comunicação via email. Fotos são feitas e enviadas para contextualizar a notícia. Para os eventos oficiais do clube, como o Kurosa de Natação que estamos desenvolvendo para setembro, é criado arte para tal, placas, troféu e medalhas etc, tudo isto utilizando programas como o corel draw e adobe. Durante as atividades utilizo muito o facebook para resolver muitas coisas de trabalho com fornecedores e clientes interno e externo, o mesmo é feito através de email, isto facilita muito meu trabalho, além de reduzir despesas com telefone. Quando saio do trabalho vou para o curso do pacote adobe para buscar aperfeiçoar o programa e melhorar meu trabalho. Quando chego em casa acompanho o noticiário pela TV e fecho meu dia de utilização das mídias. Enfim, esta é minha rotina durante a semana. Nossa, nem havia percebido o quanto vivo a tecnologia. Como já disse, não leciono, mas tive uma experiência bacana e vou dividir com vocês. Para efetuar o trabalho de conclusão da matéria de Informática e Internet foi solicitado que fizéssemos uma aula e registrássemos com fotos e vídeo e postássemos no you tube. Então, como não trabalho na área acadêmica, decidi realizar o trabalho com alunos da Escola de Natação da Usipa, empresa onde atuo como assessora de Comunicação. Solicitei à coordenadora do Setor e escolhemos 6 crianças da mesma série escolar e que já haviam estudo o tema neste semestre. Gente, foi muito legal! Conversei com eles e expliquei o intuito daquela aula que seria ministrada no dia seguinte. Solicitei que fizessem uma pesquisa na net para relembrarem o que já haviam estudado e até aprofundar mais no tema. No dia seguinte, levei o game bem interativo e através do uso do computador e TV 52” apliquei a aula. Foi muito divertido, eles interagiram, trabalharam em equipe e demonstraram que fizeram o “dever de casa”. No final, coloquei uma frase motivadora para a equipe vencedora e para a vice-campeã (eram só duas equipes, mas aqui, didaticamente, consideramos que não é bom falar perdedor) e premiei os seis participantes. Depois perguntei a eles o que acharam da aula e eles disseram ter adorado, e que foi bem diferente e legal. Então, fiquei super feliz também e vivi literalmente o ditado “QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO”.

A empresa onde trabalho apresentou nos últimos 30 dias o Projeto Xerimbabo de Educação Ambiental. Acredito que muitos de vocês já prestigiaram o projeto com seus alunos. Queria compartilhar com vocês a experiência da visitação de milhares de crianças e adolescentes. Algo lindo de se ver e acompanhar, mas entre muitas perguntas, dúvidas e admiração destes ilustres visitantes o que mais chamou a atenção foi o uso das tecnologias. Eles tiravam fotos, usavam dos celulares para enviar para os colegas o que estavam vendo ali, registravam de várias formas. Isto há anos atrás não era visto, sinal de que as tecnologias estão cada vez mais presente na vida dos alunos, o que requer que vocês professores estejam preparados para atender a esta demanda. A cada dia percebo a importância desta pós. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário