quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA PARA SERIES INICIAIS



PROJETO DE EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA PARA SERIES INICIAIS
Este projeto refere-se a uma proposta de trabalho a ser realizada durante o ano letivo de 2014, com alunos da faixa etária de 6 a 10 anos. Através deste projeto, espera-se que a escola dê um passo positivo através da inserção de experiências científicas no conteúdo das aulas. O intuito é estimular o aluno ser mais pensante, questionador e ousado na arte de descobrir o porquê das coisas e como elas acontecem. Isto poderá fazê-lo se interessar pelos diferentes tipos de experiências que poderão sirva de fonte de informação, de conhecimento e etc. Vivemos em um mundo rodeado de descobertas, um mundo movido pelas tecnologias, daí é preciso formar pessoas com perfil para atender a esta demanda cada vez mais crescente.

3- OBJETIVO GERAL

Colocar o aluno em contato com os vários tipos de experimentos e produtos para auxiliá-los em sua construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades motora, psíquicas e de raciocínio lógico, despertando assim o interesse e gosto pelas descobertas, pela ciência e novas tecnologias.


3.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Adquirir novos conhecimentos, habilidades, raciocínio lógico;
*Adquirir conhecimento significativo para o seu desenvolvimento cognitivo;
*Conseguir realizar experiências a partir dos conhecimentos adquiridos;
* Propor e discutir suas próprias teorias a respeito daquilo que é observado; * Reportar suas observações e teorias de maneira clara, para que possam ser apreciadas e discutidas por outras crianças.


4- METODOLOGIA

O Projeto será desenvolvido com crianças de 6 a 10 anos de idade através de uma série de atividades relacionadas a experiências científicas diversas, de modo que estas crianças reconstruam os experimentos, vivenciem na prática estas descobertas. Esse trabalho realizado num período de no máximo 40 minutos (aula), mais que isto é possível que as crianças dispersem da aula.
À medida que forem sendo realizadas as atividades, serão registrados (fotos, vídeos, questionários etc) o comportamento, a desenvoltura e a opinião do aluno enquanto aprendiz.
È importante que o professor descreva os materiais a serem usados e os procedimentos a serem realizados, para aquisição dos mesmos para a realização das atividades. Lembrando que antes de elaborar um relato individual o professor deverá dar um tempo para se discutir os resultados e dar espaço para que a criança levante hipótese para explicar o que foi observado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário