PROJETO
DE EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA PARA SERIES INICIAIS
Este
projeto refere-se a uma proposta de trabalho a ser realizada durante o ano
letivo de 2014, com alunos da faixa etária de 6 a 10 anos. Através deste projeto, espera-se que a
escola dê um passo positivo através da inserção de experiências científicas no
conteúdo das aulas. O intuito é estimular o aluno ser mais pensante,
questionador e ousado na arte de descobrir o porquê das coisas e como elas
acontecem. Isto poderá fazê-lo se interessar pelos diferentes tipos de experiências que poderão
sirva de fonte de informação, de conhecimento e etc. Vivemos em um mundo
rodeado de descobertas, um mundo movido pelas tecnologias, daí é preciso formar
pessoas com perfil para atender a esta demanda cada vez mais crescente.
3- OBJETIVO GERAL
Colocar
o aluno em contato com os vários tipos de experimentos e produtos para
auxiliá-los em sua construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades
motora, psíquicas e de raciocínio lógico, despertando assim o interesse e gosto
pelas descobertas, pela ciência e novas tecnologias.
3.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Adquirir
novos conhecimentos, habilidades, raciocínio lógico;
*Adquirir conhecimento significativo para o seu desenvolvimento cognitivo;
*Adquirir conhecimento significativo para o seu desenvolvimento cognitivo;
*Conseguir
realizar experiências a partir dos conhecimentos adquiridos;
*
Propor e discutir suas próprias teorias a respeito daquilo que é observado; * Reportar suas observações e teorias de
maneira clara, para que possam ser apreciadas e discutidas por outras crianças.
4- METODOLOGIA
O Projeto será desenvolvido com crianças
de 6 a 10 anos de idade através
de uma série de atividades relacionadas a experiências científicas diversas, de
modo que estas crianças reconstruam os experimentos, vivenciem na prática estas
descobertas. Esse trabalho realizado num período de no máximo 40 minutos
(aula), mais que isto é possível que as crianças dispersem da aula.
À
medida que forem sendo realizadas as atividades, serão registrados (fotos,
vídeos, questionários etc) o comportamento, a desenvoltura e a opinião do aluno
enquanto aprendiz.
È
importante que o professor descreva os materiais a serem usados e os
procedimentos a serem realizados, para aquisição dos mesmos para a realização
das atividades. Lembrando que antes de elaborar um relato individual o
professor deverá dar um tempo para se discutir os resultados e dar espaço para
que a criança levante hipótese para explicar o que foi observado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário