Tema
Vulcões
Vulcões
Série
ou turma
3º e 4º ano
Duração
14 horas
Disciplina
Ciências (Física)
Ementa:
A aula retratara temas como: Conhecimento prévio do
aluno sobre vulcões; Tipo de substância que sai de dentro dos vulcões; Países
onde há vulcão em atividade; Prejuízos
causados ao meio ambiente pelos vulcões; Trabalhar atividades de física que
leve o aluno a realizar experiências com produtos (bicarbonato de sódio, anilina
e vinagre) para desenvolver uma substância que simule uma erupção
vulcânica. Entre outros assuntos o aluno
irá aprender confeccionar um vulcão, que será exposto em um local seguro no
pátio da escola. O diferente é que todo o trabalho será realizado com o auxílio
das mídias (vídeos educativos, pesquisas na internet, etc)
Objetivos:
O atual trabalho tem como objetivo, utilizar das mídias para desenvolver o conhecimento prévio do aluno sobre vulcões; Trabalhar e avaliar a noção do
O atual trabalho tem como objetivo, utilizar das mídias para desenvolver o conhecimento prévio do aluno sobre vulcões; Trabalhar e avaliar a noção do
aluno sobre o estado físico da matéria; Realizar
experiências em sala de aula, com ajuda do professor para que consigam criar
uma substância que retrate uma erupção vulcânica; Incentivar o aluno a fazer
pesquisas, em livros, internet, etc.. a fim de ajudar na construção do
conhecimento, na realização das atividades, trabalhando também a leitura; Despertar o interesse do aluno a utilizar as
mais diversas ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de seus trabalhos
acadêmicos;
Recursos:
Serão utilizados para a realização das aulas, projetor, power point, livro didático, papel, DVD, cartolina, argila ou barro, bicarbonato de sódio, vinagre, detergente, isopor ou papelão, anilina, computador para pesquisa à internet.
Estratégias/Metodologia:
A aula será dividida em sete etapas, sendo que cada etapa será trabalhada com um tempo estimado de 2 horas por dia.
A aula será dividida em sete etapas, sendo que cada etapa será trabalhada com um tempo estimado de 2 horas por dia.
Atividade
01 - Trabalhar o tema (vulcão) com os alunos
O
professor irá apresentar um power point e explicar sobre o assunto vulcão, quais
são os países que existem vulcões em atividades, que prejuízo ele oferece ao
homem, e quais os danos para a natureza. Um texto resumido sobre o tema também
será entregue aos alunos. O professor deverá fazer um questionamento em sala
sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema a ser trabalhado. Os alunos receberão um questionário sobre o
assunto trabalhado (vulcão) e deverão responder as questões baseadas no texto
trabalhado em sala de aula. No final da
aula o aluno receberá duas atividades (ATIVIDADE 2) para serem realizadas em
casa. Essa atividade deverá ser entregue
na próxima aula.
Atividade
02 – Entrega da entrevista realizada com os familiares e vizinhos; Discussão
sobre a entrevista e sobre a pesquisa na
internet e nos livros.
* O aluno deverá realizar uma entrevista com
familiares e vizinhos (no máximo 5 pessoas) sobre o conhecimento de cada um a respeito dos vulcões.
* O aluno deverá pesquisar em livros e na
internet sobre:
- Como
surgiram os vulcões?
- Por que
saem lavas dos vulcões?
- Que
danos o vulcões podem causar na natureza?
- Por que
os vulcões podem matar pessoas?
- O que
leva um vulcão explodir?
- Se todos
os vulcões explodirem juntos a terra desaparece?
- Os
vulcões foram os grandes responsáveis pela extinção dos dinossauros?
- Existem
diferentes tipos de Vulcões?
Atividade
03 – Filme sobre Vulcão (O Inferno de Dante) duração 1hora e 48 min.
O
professor irá passar um filme sobre vulcão, é interessante que o professor
comente antes sobre o filme que será visto. Após o filme o professor deverá levantar
algumas situações problemas que ocorreram no filme, para que os alunos possam
refletir e apontar possíveis soluções para as mesmas.
·
O que deve ser feito quando um vulcão entra em
erupção? E qual deve ser a atitude das pessoas que moram nessas regiões?
·
É possível que as autoridades alertem as pessoas
quando os vulcões entrarem em erupções?
Atividade
04 – Debate em torno de uma situação problema.
Após os
alunos assistirem o filme O Inferno de Dante, o professor deverá propor um
debate. Os alunos devem falar sobre os
questionamentos feitos na aula anterior, o professor deve ser o medidor,
cabendo a ele levantar mais perguntas sobre o tema.
Atividade
05 – Experiência
O
Professor juntamente com os alunos deverá realizar uma experiência para simular
a erupção de um vulcão. Para fazer essa experiência será preciso:
-Argila
ou barro vermelho
-Folha de
Isopor grossa ou papelão
-Bicarbonato
de sódio
-Cartolina
- Vinagre
-Detergente.
-Anilina
na cor vermelha e laranja.
Modo de
construir o vulcão: Faça um cone de cartolina. Cole o cone sobre a folha de
isopor ou papelão com a base (boca) para cima. Pegue argila ou barro e modele
ao redor do cone até que ganhe uma forma arredondada, parecida com uma
montanha. Por último, coloque o corante na boca do vulcão, o bicarbonato de
sódio, vinagre e pingue algumas gotas de detergente. Espere! Observe o que
acontece.
O aluno
deverá construir o seu próprio vulcão, e trazer na próxima aula.
Atividade
06 – Colocando em prática
Os alunos
deverão apresentar as maquetes com os vulcões para as outras turmas, e realizar
a experiência, mostrando o que acontece quando um vulcão entra em erupção. Os
alunos das outras salas poderão fazer perguntas relacionadas com a atividade. O
professor poderá fazer um vídeo ou fotos para compartilhar a experiência no You
Tube ou outros.
Atividade
07 - Produção de texto
O aluno deverá realizar um texto relatando o seu
entendimento atual sobre vulcões e sobre a experiência de construir um vulcão.
Avaliação:
Será
avaliado o desempenho do aluno no processo de ensino/aprendizagem durante a
aula. O seu conhecimento e questionamentos sobre vulcões. O interesse sobre os
recursos disponibilizados como textos e vídeo. Autonomia para realizar a
experiência, e seu conhecimento sobre a mesma. Compreenderam a origem do
vulcão.
Justificativa:
O tema
vulcão foi escolhido por ser relevante e interessante principalmente aos olhos
das crianças, o que acredito ser estimulador, podendo fazer com que o aluno
trabalhe não só a física ou ciência, mas as tecnologias, leitura, escrita, pesquisa
na internet e livros, trabalho manual e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário