quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL





Tema
Vulcões

 Série ou turma
3º e 4º ano

 Duração
14 horas

 Disciplina
Ciências (Física)

Ementa:
A aula retratara temas como: Conhecimento prévio do aluno sobre vulcões; Tipo de substância que sai de dentro dos vulcões; Países onde há vulcão em atividade; Prejuízos causados ao meio ambiente pelos vulcões; Trabalhar atividades de física que leve o aluno a realizar experiências com produtos (bicarbonato de sódio, anilina e vinagre) para desenvolver uma substância que simule uma erupção vulcânica.   Entre outros assuntos o aluno irá aprender confeccionar um vulcão, que será exposto em um local seguro no pátio da escola. O diferente é que todo o trabalho será realizado com o auxílio das mídias (vídeos educativos, pesquisas na internet, etc)

Objetivos:
O atual trabalho tem como objetivo, utilizar das mídias para desenvolver o conhecimento prévio do aluno sobre vulcões; Trabalhar e avaliar a noção do



 aluno sobre o estado físico da matéria; Realizar experiências em sala de aula, com ajuda do professor para que consigam criar uma substância que retrate uma erupção vulcânica; Incentivar o aluno a fazer pesquisas, em livros, internet, etc.. a fim de ajudar na construção do conhecimento, na realização das atividades, trabalhando também a leitura;  Despertar o interesse do aluno a utilizar as mais diversas ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de seus trabalhos acadêmicos;

Recursos:
Serão utilizados para a realização das aulas, projetor, power point, livro didático, papel, DVD, cartolina, argila ou barro, bicarbonato de sódio, vinagre, detergente, isopor ou papelão, anilina, computador para pesquisa à internet.

 Estratégias/Metodologia:
A aula será dividida em sete etapas, sendo que cada etapa será trabalhada com um tempo estimado de 2 horas por dia.

Atividade 01 - Trabalhar o tema (vulcão) com os alunos
O professor irá apresentar um power point e explicar sobre o assunto vulcão, quais são os países que existem vulcões em atividades, que prejuízo ele oferece ao homem, e quais os danos para a natureza. Um texto resumido sobre o tema também será entregue aos alunos. O professor deverá fazer um questionamento em sala sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema a ser trabalhado.  Os alunos receberão um questionário sobre o assunto trabalhado (vulcão) e deverão responder as questões baseadas no texto trabalhado em sala de aula.  No final da aula o aluno receberá duas atividades (ATIVIDADE 2) para serem realizadas em casa.  Essa atividade deverá ser entregue na próxima aula.



Atividade 02 – Entrega da entrevista realizada com os familiares e vizinhos; Discussão sobre a entrevista e sobre a  pesquisa na internet e nos livros.  
 * O aluno deverá realizar uma entrevista com familiares e vizinhos (no máximo 5 pessoas) sobre o conhecimento de cada um  a respeito dos vulcões.
 * O aluno deverá pesquisar em livros e na internet sobre:
- Como surgiram os vulcões?
- Por que saem lavas dos vulcões?
- Que danos o vulcões podem causar na natureza?
- Por que os vulcões podem matar pessoas?
- O que leva um vulcão explodir?
- Se todos os vulcões explodirem juntos a terra desaparece?
- Os vulcões foram os grandes responsáveis pela extinção dos dinossauros?
- Existem diferentes tipos de Vulcões?

Atividade 03 – Filme sobre Vulcão (O Inferno de Dante) duração 1hora e 48 min.
O professor irá passar um filme sobre vulcão, é interessante que o professor comente antes sobre o filme que será visto. Após o filme o professor deverá levantar algumas situações problemas que ocorreram no filme, para que os alunos possam refletir e apontar possíveis soluções para as mesmas.
·         O que deve ser feito quando um vulcão entra em erupção? E qual deve ser a atitude das pessoas que moram nessas regiões?
·         É possível que as autoridades alertem as pessoas quando os vulcões entrarem em erupções? 






Atividade 04 – Debate em torno de uma situação problema.
Após os alunos assistirem o filme O Inferno de Dante, o professor deverá propor um debate.  Os alunos devem falar sobre os questionamentos feitos na aula anterior, o professor deve ser o medidor, cabendo a ele levantar mais perguntas sobre o tema.



Atividade 05 – Experiência
O Professor juntamente com os alunos deverá realizar uma experiência para simular a erupção de um vulcão. Para fazer essa experiência será preciso:
-Argila ou barro vermelho
-Folha de Isopor grossa ou papelão
-Bicarbonato de sódio
-Cartolina
- Vinagre
-Detergente.
-Anilina na cor vermelha e laranja.
Modo de construir o vulcão: Faça um cone de cartolina. Cole o cone sobre a folha de isopor ou papelão com a base (boca) para cima. Pegue argila ou barro e modele ao redor do cone até que ganhe uma forma arredondada, parecida com uma montanha. Por último, coloque o corante na boca do vulcão, o bicarbonato de sódio, vinagre e pingue algumas gotas de detergente. Espere! Observe o que acontece.
O aluno deverá construir o seu próprio vulcão, e trazer na próxima aula.







Atividade 06 – Colocando em prática  
Os alunos deverão apresentar as maquetes com os vulcões para as outras turmas, e realizar a experiência, mostrando o que acontece quando um vulcão entra em erupção. Os alunos das outras salas poderão fazer perguntas relacionadas com a atividade. O professor poderá fazer um vídeo ou fotos para compartilhar a experiência no You Tube ou outros.

Atividade 07 - Produção de texto
O aluno deverá realizar um texto relatando o seu entendimento atual sobre vulcões e sobre a experiência de construir um vulcão.

 Avaliação:
Será avaliado o desempenho do aluno no processo de ensino/aprendizagem durante a aula. O seu conhecimento e questionamentos sobre vulcões. O interesse sobre os recursos disponibilizados como textos e vídeo. Autonomia para realizar a experiência, e seu conhecimento sobre a mesma. Compreenderam a origem do vulcão.

Justificativa:
O tema vulcão foi escolhido por ser relevante e interessante principalmente aos olhos das crianças, o que acredito ser estimulador, podendo fazer com que o aluno trabalhe não só a física ou ciência, mas as tecnologias, leitura, escrita, pesquisa na internet e livros, trabalho manual e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário