quinta-feira, 10 de outubro de 2013

As tecnologias em sala de aula




Acredito que hoje existem duas grandes dificuldades na área educacional. A primeira é a falta de profissionais competentes/qualificados para trabalhar e orientar os alunos, seja no próprio corpo a corpo, seja na didática de ensino. Muitas vezes os profissionais contratados não têm nenhuma experiência e muito menos paciência para atuar na área, que cada vez mais demonstra a necessidade de ter pessoas de pulso firme. Os profissionais nem sempre sabem sequer para si sobre as tecnologias e não buscam o conhecimento para desenvolver as ferramentas.
A segunda é a falta de equipamentos “computador, internet, projetor” nas escolas. Uma realidade nas escolas publicas no Brasil, sendo que as que dispõem do equipamento, não têm o suficiente para atender a todos os alunos. Em outros casos, o governo disponibiliza a ferramenta mas estas estão guardadas em uma sala e nunca foram sequer retirados da caixa.
Falta interesse, mão de obra qualificada e muitas vezes verba para possibilitar a implantação dos equipamentos.
Não leciono, mas posso observar através do convívio com meus dezenove sobrinhos que estão espalhados por diferentes escolas e séries, que todos têm acesso a essas tecnologias em casa, mas infelizmente, a maioria não possui o acesso às Tic´s nas escolas onde estudam.
Outro ponto a ser questionado é o atendimento a crianças com deficiência, principalmente visual, que são inseridos nas escolas que muitas vezes não têm nenhuma condição de atendê-los.
A infra estrutura não está preparada, os professores não estão preparados. Se para uma criança normal as TIC´s não estão acessíveis, como seria então na vida deste deficiente?
São estas e outras situações que nos colocam alerta para buscarmos formas de inserir verdadeiramente, e não só jogar a criança num meio sem preparo fazendo com que si sintam discriminadas.
Na disciplina anterior, por exemplo, tivemos que criar um game educativo, mas agora fico me perguntando como o game que criei atenderia a crianças com deficiência visual e até auditiva. Confesso que me senti fazendo algo ineficiente, pois não atingiria este público.
Então, acredito que é preciso desenvolver mais coisas voltadas para atender a esta demanda que vem sendo inserida no contexto escolar visando socializá-los na realidade do mundo, sendo que o meio muitas vezes não foi preparado para oferecê-lo algo à altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário