O
desenvolvido do game para conclusão da disciplina de Informática e
Internet foi muito proveitoso, principalmente por não ter de fato um
contato com alunos das redes públicas ou privadas de ensino.
Para desenvolver a atividade baseei-me na realidade da escola Estadual Bairro Laranjeiras, em João Monlevade, onde estudei quando criança e onde minha irmã atua como professora.
O game foi criado para ser aplicado para crianças que não têm acesso a computadores na escola e muitas vezes nem em casa. As escolas públicas enfrentam, geralmente, certa dificuldade com material, infra-estrutura, principalmente no quesito acesso digital. Então, foram utilizados recursos de fácil acesso para o professor, como projetor, notebook, televisão, campainha e peixinhos em E.V.A. O game foi montado no Power point, de forma lúdica e dentro do conteúdo visto em sala de aula por alunos do 4º ano “Água”.
Com o tema “Água! Você sabe como economizar?” o game, inicialmente, possui 10 perguntas sobre ações diversas de como devemos proceder para cuidar deste bem tão precioso. No decorrer do jogo as crianças trabalham parceria, atenção, agilidade e são estimuladas a trabalhar vitórias e perdas.
A aplicação do trabalho foi realizada com seis alunos/atletas da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, local onde trabalho como Assessora de Comunicação. Aqui trabalho diretamente com mais de dois mil alunos de várias escolas de Ipatinga. A escolha dos alunos foi aleatória, respeitando o nível de conhecimento e faixa etária.
Divididos em dois grupos de três alunos, os participantes foram instruídos sobre a forma de jogar e o objetivo do game. Eles demonstraram grande interesse em participar e ficaram muito envolvidos durante a aplicação, conforme pode ser visto no vídeo.
Para constatar, os objetivos esperados ao desenvolver este projeto foram alcançados. Houve envolvimento, interação e atenção das crianças, além do fato de terem aplicado no jogo o conhecimento adquirido em sala de aula.
Para desenvolver a atividade baseei-me na realidade da escola Estadual Bairro Laranjeiras, em João Monlevade, onde estudei quando criança e onde minha irmã atua como professora.
O game foi criado para ser aplicado para crianças que não têm acesso a computadores na escola e muitas vezes nem em casa. As escolas públicas enfrentam, geralmente, certa dificuldade com material, infra-estrutura, principalmente no quesito acesso digital. Então, foram utilizados recursos de fácil acesso para o professor, como projetor, notebook, televisão, campainha e peixinhos em E.V.A. O game foi montado no Power point, de forma lúdica e dentro do conteúdo visto em sala de aula por alunos do 4º ano “Água”.
Com o tema “Água! Você sabe como economizar?” o game, inicialmente, possui 10 perguntas sobre ações diversas de como devemos proceder para cuidar deste bem tão precioso. No decorrer do jogo as crianças trabalham parceria, atenção, agilidade e são estimuladas a trabalhar vitórias e perdas.
A aplicação do trabalho foi realizada com seis alunos/atletas da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, local onde trabalho como Assessora de Comunicação. Aqui trabalho diretamente com mais de dois mil alunos de várias escolas de Ipatinga. A escolha dos alunos foi aleatória, respeitando o nível de conhecimento e faixa etária.
Divididos em dois grupos de três alunos, os participantes foram instruídos sobre a forma de jogar e o objetivo do game. Eles demonstraram grande interesse em participar e ficaram muito envolvidos durante a aplicação, conforme pode ser visto no vídeo.
Para constatar, os objetivos esperados ao desenvolver este projeto foram alcançados. Houve envolvimento, interação e atenção das crianças, além do fato de terem aplicado no jogo o conhecimento adquirido em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário