quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A importância da Pós em Mídias na Educação




Depois de alguns meses do início do curso de Mídias na Educação já é perceptível o quanto este tem nos proporcionado novos aprendizados. Estudei Jornalismo e mesmo assim, tenho aprendido muito com o curso e com as experiências dos colegas.
A disciplina Integração em Mídias considero que foram felizes na escolha do professor, pois a Adelma, embora não conheça pessoalmente, demonstra um dom nato de integração, socialização e motivação. Participei por 4 anos de um curso à distância, e mesmo tendo ótimos professores, não me recordo de nenhum que tenha sido tão participativo, envolvido e preocupado com o retorno dos alunos.
A didática utilizada pela mesma nos faz ficar envolvidos, pois um trabalho dá sequência ao outro e os links e textos nos faz de fato utilizar as mídias propostas para o estudo.
Relatar as experiências foi bem legal e me fez perceber o quanto estou envolvida no mundo tecnológico 24 horas por dia. É engraçado, pois as tecnologias vão sendo inseridas a todo momento, seja por necessidade ou por modismo, e quando percebemos estamos totalmente dependentes dela. Hoje durante a missa o padre disse algo que me trouxe esta certeza: “Fazemos tantos jejuns de comida, chocolate etc, mas será que você seria capaz de jejuar do uso do celular? Ficar 40 dias sem tirá-lo da gaveta?”. Nossa! Todo mundo na igreja ficou de olhos arregalados e um sussurro dizendo “nossa senhora” tomou conta.
Diante do ocorrido fiquei a pensar o quanto estamos dependentes não só do celular, mas de todos estes aparatos tecnológicos que são despejados diariamente em cima de nós.  Daí a certeza do quão importante é levarmos o uso destas tecnologias para dentro das salas de aula, melhorando o desempenho das aulas e mais que isto, ensinando aos alunos a forma positiva de usá-las.
Isto é importante para o crescimento de nossas crianças e adolescentes, pois eles também estão recebendo toda esta carga tecnológica e muitas vezes fazem mau uso delas. Computador usado só para jogos, internet só para acessar sites indevidos, televisão só para ver novelas e desenhos (nem sempre didáticos, mas violentos), celular e câmeras durante as aulas deixando-os dispersos, e assim por diante. Sendo assim, quando trazemos estas mídias e tecnológicas para dentro da sala de aula podemos estimular o uso adequado das mesmas, seja através de pesquisas, da apresentação de trabalho, do registro das tarefas etc.
O crescimento é uma via de mão dupla, e se o aluno aprende o professor também tem muito a ganhar. É comprovado que se algo não nos interessa, acabamos dispersos. Então, o professor que transforma sua aula em algo dinâmico, interessante e atual, com certeza terá a atenção e participação dos alunos, que terão prazer em aprender. Assim, todo mundo ganha, tudo mundo aprende.
Voltando para a didática da professora Adelma posso dizer que o fato dela ser tão participativa gerou um vínculo com os alunos, que embora tivesse a obrigação de realizar as tarefas, as realizaram com mais amor como uma forma de retribuição ao carinho recebido. Isto remete ao parágrafo anterior, e talvez seja engraçado a comparação, afinal somos adultos, mas acredite, esta troca funciona a qualquer tempo a qualquer idade.
Percebam que mesmo num prazo acirrado, e muitos em certas ocasiões não conseguindo participar das tarefas, ainda assim, buscavam um retorno, as reclamações vinham de uma forma positiva, o que de fora considero que isto é de fato positivo para o curso, para os professores e para nós alunos.
De uma forma geral estou apreciando o curso, o que deixaria como sugestão é que nas próximas disciplinas os trabalhos tivessem um espaço maior entre eles para entrega, pois semanal é quase impossível de ser entregue, considerando minha carga horária de trabalho e de muitos outros.

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